C. Santos VP
Página InicialHá 110 anos a conduzir o futuro

Uma verdadeira viagem no tempo

São raras as empresas que ultrapassam os 110 anos de existência no comércio automóvel. A longevidade do C. Santos VP deve-se a uma escolha criteriosa das representações e a uma superior organização empresarial, desde o início implementada pelo Eng° Carlos Santos.

Rumo ao futuro, sem esquecer a história.

Um longo caminho em que se ultrapassaram dificuldades, contornaram problemas e em que se acelerou para o progresso.

110 anos de história do C. Santos VP

Tudo começou em 1912

Foi em julho de 1912 que o Conde de Caria, o seu genro Boaventura Mendes de Almeida e o Eng° Carlos Santos fizeram nascer uma empresa que marcaria o século - rapidamente se distinguiu na comercialização de automóveis, manutenção e assistência, ocupando uma posição de referência. A liderança do Eng° Carlos Santos, com toda a sua experiência e formação na Alemanha, viria a fazer do C. Santos VP uma das maiores empresas do ramo em Portugal.

A primeira marca de automóveis representada foi a Maxwell, no entanto, foi com a Overland que a empresa reforçou o seu sucesso na área do retalho automóvel (a marca americana era a 5ª classificada no parque circulante nacional em 1931). O C. Santos VP sempre mostrou muito rigor e planeamento no negócio das suas marcas. A Studebaker, por exemplo, foi uma das beneficiadas dessa metodologia e, para além da comunicação na imprensa, recorrente na altura, o contacto privilegiado com clientes e prospetos também era uma importante ferramenta de trabalho. Em 1928, foi apresentada a nova gama da marca americana no Palácio do automóvel e foi um sucesso. Prova disso foi que em 1930 e 1931 a Studebaker chegou mesmo a ocupar uma brilhante 4ª posição no ranking de produção da indústria americana, atrás da Ford, da Chevrolet e Buick. Foi a marca representada com maior duração na empresa depois da Mercedes-Benz, mantendo-se praticamente durante 40 anos.

C. Santos VP

Uma década de viragem

Desde sempre a empresa apostou nos componentes como forma de satisfazer o cliente. Um facto curioso é que algumas marcas de acessórios, como as velas Champion ou as baterias Willard, tornaram-se tão populares que se confundiam com a própria marca C. Santos VP. Para tal contribuíram inúmeros fatores, como stocks adequados ou uma estrutura de vendas expressiva - o que os anúncios denominavam de “boas casas da especialidade”.

Durante a década de 1930, a Studebaker manteve uma imagem de destaque no mercado português e a colaboração com o C. Santos VP prolongou-se até ao fim do próprio construtor, em 1966. Ainda durante os anos 30, a apostaria passaria por outra marca de maior volume: a inglesa Standard.

Se no início a empresa distribuiu os automóveis de luxo Pierce Arrow, a Erskine - uma associada da Studebaker -, a Willys, os camiões Federal e Brockway e as camionetes ligeiras Manchester, nos anos 30 virou-se finalmente para a indústria inglesa, agregando ao seu portefólio a Standard e a Triumph e, depois da 2ª Guerra Mundial, a Bentley e a Rolls Royce, bem como a Mercedes-Benz, que seria a sua representação mais icónica. A empresa foi crescendo e abriu 4 filiais no Porto, Braga, Coimbra e Faro, vários armazéns e oficinas, bem como uma vasta cobertura do território virado para as vendas. Em 1936, o C. Santos VP ficaria com a representação dos veículos Mercedes-Benz em Portugal, passando posteriormente a representar todos os veículos produzidos pela marca alemã.

Uma viagem que se escreve com muitas histórias.

110 anos que se traduzem em muitos kms de experiência, onde todos dão o seu contributo único. Uma viagem que só seria possível com a dedicação e talento de cada um.

110 anos de história do C. Santos VP

Uma referência desde sempre

Após a 2ª Guerra Mundial, as vendas aumentaram significativamente não só a particulares, mas também para a frota de automóveis de aluguer, táxis, veículos de carga, serviços públicos, sociais e exército. Chegando à década de 60, o C. Santos VP inaugurava as oficinas principais na Via Rápida (as oficinas situavam-se antes na rua de Santos Pousada, no Porto), onde se mantiveram até 1984. 5 anos mais tarde, após a aquisição pelo Grupo Daimler-Benz, dá-se o início da atividade da recém-criada Mercedes-Benz Portugal.

Em 2013, a empresa abriu a sua primeira concessão na Região Autónoma da Madeira, onde, além das marcas representadas em Portugal continental, abraçou também a Mitsubishi e foi representante oficial ao longo de 7 anos das marcas do grupo SIVA. Desde 2020, o C. Santos VP é o importador e distribuidor exclusivo das marcas de luxo automóvel Aston Martin e Maserati em Portugal.

Excelência, solidez, qualidade e talento. Assim se faz um caminho de crescimento e conquista. O C. Santos VP tem hoje 10 instalações no território nacional – nas zonas da grande Lisboa e Margem Sul, Porto e ilha da Madeira. Visite-nos no C. Santos VP Alfragide, um dos espaços com mais história e uma verdadeira referência em Lisboa, e também no C. Santos VP Cascais, o primeiro concessionário Mercedes-Benz em Portugal a seguir a nova experiência de consumo MAR 2020.

Entre nesta viagem

Vemos o presente com o rigor e profissionalismo que nos marcou no passado e que nos dá confiança para o futuro. Vamos continuar a conduzir o futuro juntos.