Novos Classe C Coupé e Cabriolet

O salão automóvel da ‘Big Apple’, abriu portas e é o palco de apresentação dos novos Mercedes C Coupé e Mercedes C Cabrio, com destaque para as versões desportivas AMG C43, agora com 390cv. O “look” do novo Classe C combina emoção e inteligência, transmitindo caráter desportivo e estilo de vida.

O segredo do sucesso do Classe C deve-se em parte à ampla gama de modelos e ao design dos veículos. É já em julho, que estará disponível, uma nova gama de modelos Classe C nas versões de duas portas: Coupé e Cabriolet.

Tanto o novo Classe C Coupé como Cabriolet, conta com quatro modelos diferentes (C 200; C 200 4MATIC; C 220 d; AMG C 43 4MATIC) e a potência varia entre 184 a 390 cv, sendo o modelo AMG com maior potência. O novo C 43 4MATIC Coupé acelera dos zero aos 100 km/h em apenas 4,7 segundos; no Cabriolet, este valor é de 4,8 segundos. A velocidade máxima está limitada a 250 km/h.

Estes novos modelos de duas portas beneficiam de um amplo leque de melhoramentos, tais como:

  • Novas motorizações tetracilíndricas, algumas das quais equipadas com sistema elétrico de bordo de 48 V (EQ Boost) para um prazer de condução desportivo e de elevada eficiência;
  • Evolução do design desportivo, em particular na frente e na traseira, novas jantes de liga leve e novos esquemas cromáticos;
  • Agora com faróis LED High Performance como equipamento de série ou faróis opcionais MULTIBEAM LED com função de máximos ULTRA RANGE;
  • Interiores renovados com cockpit digital (12,3 polegadas), ecrã multimédia de maiores dimensões (10,25 polegadas) e novo volante multifunções com botões de controlo por toque;
  • Atmosfera descontraída graças ao sistema de iluminação ambiente, agora com 64 cores e Pack conforto ENERGIZING para melhorar o bem-estar e a condição física dos ocupantes;
  • Sistema de som adicional com nove altifalantes e 225W de potência, como novo extra opcional entre o sistema de som de série e o sistema de som surround Burmester®;
  • Experiência de condução individualmente configurável, com nova suspensão DYNAMIC BODY CONTROL, incluindo três níveis de regulação das caraterísticas de amortecimento e sistema de direção desportiva Direct-Steer ou suspensão AIR BODY CONTROL;
  • Sistemas avançados Mercedes-Benz de assistência à condução (previamente introduzidos no Classe S) com funções de suporte cooperativo ao condutor.

A eletrificação continua: C 200 com EQ Boost

Graças à combinação do sistema elétrico de bordo de 48V e EQ Boost, é possível criar condições que reduzam ainda mais os consumos de combustível.

Uma das vantagens deste sistema é o modo “vela”. Isto acontece quando a velocidade desce até um determinado nível mínimo e o motor de combustão pára. Com isto, aumenta-se ao máximo a poupança de combustível e oferece-se a vantagem adicional de se recuperar energia que de outro modo se perderia.

A aparência do veículo é definida especialmente pela sua frente e pela sua traseira, graças ao design dos faróis e dos farolins.  Este modelo está equipado com equipamento de série, e para esta gama estão disponíveis os faróis MULTIBEAM LED com função de máximos ULTRA RANG. Uma informação adicional a realçar, é o espetro de cores ter sido alargado com a linha AMG. As novas cores são prata metalizado mojave – em exclusivo para o Coupé e o Cabriolet – cinzento grafite.

Sistemas de assistência evoluídos, ao nível do Classe S

O novo Classe C está equipado com sistemas de assistência à condução bem superiores ao do seu antecessor, e em determinadas situações o Classe C tem capacidade semiautónoma de condução.

Uma das melhorias é ao nível dos sistemas de câmara e de radar para que o veículo possa “ver” o que se passa até 500 metros à sua frente. O que circunda o veículo é detetado por um radar até uma distância de 250 metros para a frente, 40 metros para os lados e 80 metros para trás, enquanto a câmara tem um alcance de até 500 metros para a frente, 90 dos quais em 3D.

O novo modelo está equipado com o Assistente Ativo à Travagem e conta com funcionalidades alargadas. Consoante a situação, este assistente pode ajudar a atenuar as consequências de uma colisão na traseira de veículos parados ou em movimento lento e mesmo com peões ou ciclistas ou até mesmo evitar de todo estas situações.

Controlo de conforto ENERGIZING: o bem-estar ao toque de um botão 

Um sistema que liga diversos sistemas de conforto do veículo é o ENERGIZING, que para o novo Classe C é opcional. Através deste sistema de conforto, é possível fazer o uso sistemático das funções do sistema de ar condicionado (incluindo a distribuição de fragrâncias), dos bancos (aquecimento e ventilação), bem como dos sistemas de som e de iluminação para oferecer um habitáculo pleno de sensação de bem-estar, perfeitamente adaptado ao estado de espírito e às preferências dos ocupantes.

Os sistemas de multimédia e navegação: Informação e música à medida de cada um

O Classe C está equipado de série com a mais recente geração do sistema multimédia COMAND Online (opcional). Este sistema oferece navegação 3D por disco rígido de elevada rapidez e visualização de mapas topográficos: representação foto-realista 3D de edifícios e rotação 3D de mapas. Para além das informações em tempo real relativas ao trânsito, podem surgir informações referentes à meteorologia, às estações de serviço para reabastecimento, os preços atuais dos combustíveis e a disponibilidade de lugares de estacionamento.

Os clientes Mercedes me connect (mediante subscrição) dispõem o serviço Concierge. Uma multitude de serviços individuais e que permite ao condutor, por exemplo: fazer reservas em restaurantes; receber sugestões de rotas turísticas; entre outras opções, diretamente do veículo.

Sistema de alarme anti-roubo: com função de reconhecimento de danos no estacionamento e de envio de mensagens

Outra nova funcionalidade opcional utilizada pelos veículos Mercedes-Benz, é a possibilidade de o proprietário do veículo receber uma notificação automática por mensagem de texto caso o veículo estacionado sofra um impacto provocado por outro veículo ou em caso de reboque não autorizado. Os sensores de elevada sensibilidade do sistema opcional de alarme anti-roubo podem detetar este tipo de situação e enviar imediatamente uma notificação “push” à aplicação Mercedes me.

Também através da aplicação Mercedes me e do ecrã do sistema multimédia COMAND Online, o proprietário do veículo fica a saber quando (a que horas) e onde (por exemplo: parte esquerda traseira) o impacto ocorreu. Contudo, este tipo de sensores e o software correspondente só estará disponível no segundo semestre de 2018.

Deixe um comentário