Caminhada pela Rota do Vento no Oeste português

É já este sábado que o grupo Green Trekker sugere uma caminhada pela Rota do Vento, no concelho de Torres Vedras, onde não vão faltar moinhos de vento recuperados.

A iniciativa está marcada para as 10h (termina pelas 15h), sábado, 3 de março. A organização promete caminhada de 13 km pelas paisagens deslumbrantes da zona do Oeste. O preço é de 10 euros por pessoa (inclui seguro) e as inscrições podem ser feitas aqui. O percurso previsto é o seguinte:

PERCURSO

O percurso tem início junto à Igreja de São Lucas, na Freiria, onde se atravessam vários terrenos agrícolas, que vão pautar os primeiros quilómetros da nossa caminhada até chegarmos à Capela de Santa Luzia e ao respetivo Cruzeiro. Daqui, parte-se em direção à localidade de Fernandinho, cruzando extensos campos verdejantes utilizados para o pasto de gado.

Atravessando Concelhos, o grupo subirá até ao encontro de um dos seus moinhos de vento, de onde teremos uma vista bastante desafogada destacando-se pela sua imponência, a Serra do Socorro, e, pelo seu azul cativante o Oceano Atlântico.

A partir daqui o trilho começa a ser mais irregular, com subidas e descidas aos cabeços que circundam Freiria até se chegar à Serra do Romeirão, o ponto mais alto desta caminhada, com 194m de altitude. Para terminar, após alcançarmos uma pequena floresta onde se destacam alguns sobreiros e pinheiros mansos, passaremos por um último moinho, que oferece, mais uma vez, uma vista soberba sobre as localidades circundantes.

Ponto de encontro: Igreja de São Lucas – Freiria

 

Deixe um comentário