monsanto

Caminhada para conhecer os segredos da Floresta de Monsanto

É a 7 de janeiro, domingo, que pode ficar a conhecer melhor o Parque Florestal de Monsanto numa caminhada geracional onde todos podem participar.

O grupo de caminhadas Green Trekker organiza este evento para toda a família, onde pode ver numa perspetiva diferente do habitual o Monsanto pensado por Keil do Amaral. Pode ainda aprender sobre a sua fauna e flora e conhecer as origens desta jovem floresta criada nos anos 40 do século XX.

O percurso de oito quilómetros é de grau de dificuldade fácil, está previsto ter a duração de quatro horas e tem como guia Sérgio Godinho (não é o cantor). Os interessados devem-se inscrever no site da Green Trekker. Os preços variam entre os 5 euros para crianças dos 7 aos 12 anos e os 10 euros, acima dos 12 anos.

Por onde passa

Com início no Bairro do Calhau, o grupo vai seguir o chamado caminho do moinho para falar um pouco sobre aquele que foi o celeiro de Lisboa. A aventura continua pelo trilho do aqueduto para contemplar a maior obra de alvenaria do tempo de João V e, daí, o grupo vai conhecer uma das pedreiras que forneceu a tão apreciada pedra que ilumina a cidade.

Dali sobe-se a mais elevada colina da capital em direção à mata de São Domingos, testemunho das antigas quintas senhoriais. Tudo para voltar ao ponto de partida, novamente pelo caminho da água.

Deixe um comentário