classes

Luxo sem limites chega ao novo Mercedes-Benz Classe G

Desde 1979 mais de 300.000 unidades permitiram aos seus proprietários desfrutar de aventuras que seriam impossíveis com qualquer outro veículo. Agora vai chegar a nova geração e os interiores mostram que o luxo não vai ter limites.

Para muitos admiradores do todo-o-terreno, o Classe G é uma lenda e, provavelmente, a maior referência deste segmento. Desde 1979 mais de 300.000 unidades permitiram aos seus proprietários desfrutar de aventuras que seriam impossíveis com qualquer outro veículo. No que diz respeito ao design exterior, o Classe G mantém praticamente inalteradas as suas linhas características. No entanto, este excecional todo-o-terreno reinventou-se constantemente ao longo do tempo. Agora, com o seu interior totalmente atualizado e com várias novas funcionalidades, o Classe G foi sujeito à maior transformação dos seus quase 40 anos de vida, tanto em termos tecnológicos como em termos estéticos mantendo-se ao mesmo tempo fiel a si próprio.

Hoje, como no passado, os elementos icónicos do Classe G continuam a servir fins específicos e a proporcionar a este modelo a sua aparência única. Os distintivos puxadores das portas e o som característico do fecho das mesmas, os robustos frisos de proteção exterior, a roda sobressalente na porta traseira e as salientes luzes de mudança de direção, são características extraordinárias que, quando combinadas com as linhas angulares, definem o seu visual especial.

Interior: tão luxuoso quanto a sua autenticidade

A interpretação moderna de uma lenda também é evidenciada, por exemplo, através das linhas nítidas e geométricas. A bordo do Classe G são revelados elementos visuais vindos do exterior e refletidos no interior. Por exemplo, a forma dos faróis redondos é refletida nas saídas de ventilação de ar em ambos os lados. Ou o design das icónicas luzes de mudança de direção que é novamente encontrado na geometria dos altifalantes. As características do Classe G incluem a pega de apoio em frente à porta do passageiro dianteiro e os interruptores com revestimento cromado para os bloqueios do diferencial, numa posição claramente à vista. Ambos foram meticulosamente otimizados e mantidos como características marcantes.

Os condutores do Classe G também poderão controlar totalmente o sistema de informação e de entretenimento sem retirar as mãos do volante. Os botões táteis no volante detetam gestos com os dedos da mesma forma que o ecrã de um smartphone. Graças aos impulsos táteis e à resposta adicional dos altifalantes do veículo, o condutor poderá utilizar o touchpad sem desviar a sua atenção da estrada. Para realizar tarefas frequentes, as opções de seleção de menus e funções são complementadas por teclas de atalho em frente ao Controller, enquanto para aceder aos sistemas de assistência à condução, está disponível uma consola de controlos opcionais acima do interruptor rotativo dos faróis. A posição de condução está próxima do para-brisas e permite ao condutor desfrutar de uma boa visibilidade panorâmica ao volante.

O painel de instrumentos, claramente organizado e totalmente redesenhado, inclui de série os clássicos instrumentos analógicos tubulares. Por outras palavras, os fãs de modelos clássicos não ficarão desiludidos com o novo Classe G. Tal como nos novos Classe E e Classe S, estão disponíveis, opcionalmente, um painel de instrumentos alternativo na forma de ecrã de grandes dimensões, que apresenta instrumentos virtuais no campo de visão direto do condutor, e um ecrã central acima da consola central. Dois ecrãs de 12.3 polegadas combinam visualmente para formar um ecrã largo. Os condutores poderão escolher entre três diferentes painéis de instrumentos – “Classic”, “Sport” e “Progressive” e configurar também a informação relevante apresentada de acordo com as suas necessidades individuais.

Materiais de elevada qualidade e conforto acrescido

Com o seu carácter inconfundível e os elementos de elevada qualidade, o Classe G conseguiu sempre combinar de uma forma particularmente harmoniosa as capacidades de todo-o-terreno com o luxo. Mesmo na versão de série, o revestimento de madeira porosa do Classe G confere ao modelo um ar de elegância clássica. Os seus detalhes visuais incluem, a utilização de revestimento em metal ou fibra de carbono de alta qualidade e ainda os bancos em pele.

“Todas as unidades do Classe G são testadas na montanha de Schöckl.” Este foi o lema que comandou a lista de especificações necessárias no que diz respeito à remodelação deste clássico do todo-o-terreno. Esta é a montanha na proximidade da fábrica de Graz, utilizada pela Mercedes-Benz nos seus exigentes e impiedosos testes, os quais deverão ser superados por cada unidade. É por esta razão que cada “G” ostenta uma classificação de certificação na forma de uma insígnia “Schöckl” na base do seu pilar B.

As portas são extremamente sólidas, uma clara evidência da funcionalidade da classificação “G”. O conceito de espaços de arrumação foi completamente remodelado, com inúmeras novas áreas de arrumação que asseguram um local adequado para o transporte de vários objetos. Em frente ao painel tátil na consola central estão instalados dois suportes para bebidas amovíveis e um compartimento de arrumação aberto. Cada uma das portas traseiras permite acomodar uma garrafa de água de 1 litro. O banco traseiro inclui encostos independentes e desta forma permite a máxima variabilidade e uma melhor visibilidade através dos vidros laterais traseiros.

O sistema de áudio de série inclui sete altifalantes. O sistema de som surround Burmester® com 16 altifalantes e um amplificador de 590 watt com Digital Sound Processing está disponível como equipamento opcional.

As dimensões revistas do agora ampliado Classe G, não só beneficiam o condutor mas também os passageiros do banco traseiro.

O novo Classe G será apresentado no Salão de Detroit em 2018.

 

 

Deixe um comentário