Entrar no mundo C. Santos VP pela filosofia Kaizen

Mais do que um stand de automóveis ou uma oficina, o C. Santos VP utiliza métodos para facilitar o seu dia a dia e manter os níveis de qualidade elevados. Acompanhe os nossos processos, numa série de artigos durante as próximas semanas. Hoje falamos na filosofia japonesa que utilizamos: a Kaizen.

A filosofia Kaizen é japonesa e significa, à letra, mudança para melhor. É um método de gestão de processos com o máximo de qualidade, muito conhecido e utilizado a nível mundial.

O Kaizen é um processo de melhoramento contínuo de todas as funções, baseado em ações concretas, simples e eficientes que implicam todos os processos e trabalhadores de uma empresa, desde a direção aos funcionários de base.

Além de ser usado nos processos de fabrico e engenharia, também pode ser utilizado na gestão de negócios, nas áreas de saúde, psicoterapia ou life-coaching.

O Kaizen escrito em japonês.

Ao melhorar as atividades e processos padronizados, o kaizen tem como objetivo eliminar o desperdício. Começou por ser implementado pela primeira vez em várias empresas japonesas depois da Segunda Guerra Mundial e fez escola por todo o mundo.

A filosofia resume-se, então, na seguinte frase: “Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje!”

Para a filosofia Kaizen, trabalha-se e vive-se de forma mais equilibrada e satisfatória possível, se pelo menos três requisitos forem respeitados: estabilidade financeira e emocional do empregado, clima organizacional agradável e ambiente simples e funcional.

Vamos ver numa série de artigos nas próximas semanas, a forma como aplicamos o Kaizen no C. Santos VP, nomeadamente na eficiência dos processos das oficinas.

Deixe um comentário