Benz Patent-Motorwagen

Benz Patent-Motorwagen: o Mercedes-Benz original.

O primeiro automóvel do mundo.

A 29 de janeiro de 1886, Karl Benz requereu uma patente para o seu “veículo movido por um motor de combustão interno”. A patente, com o número 37435, pode ser considerada a certidão de nascimento do automóvel. Nasce assim o Benz Patent-Motorwagen, amplamente conhecido como o primeiro automóvel do mundo. Em julho de 1886, é apresentado oficialmente ao público.

Benz Patent-Motorwagen Benz Patent-Motorwagen

A mulher de Benz, Bertha, financiou o processo de desenvolvimento. Segundo a lei atual, teria recebido a patente da invenção mas, na época, como mulher casada, não tinha direito a requerer patentes.

O Benz Patent-Motorwagen era um automóvel de dois lugares com 3 rodas, construído com tubos de aço e painéis de madeira, movido por um motor a gasolina.

Incluía muitas inovações, como rodas de aço raiadas, pneus de borracha e um sistema de correia simples que funcionava como transmissão em velocidade única.

Benz Patent-Motorwagen Benz Patent-Motorwagen

O motor de um cilindro, instalado na traseira, era extremamente leve para a época, com aproximadamente 100kg, e fornecia uma potência de 0.55 kW.

Usando uma versão melhorada do veículo, e sem o conhecimento do seu marido, Bertha Benz e os seus dois filhos fizeram a primeira viagem de longa distância num automóvel em agosto de 1888. Com esta viagem de 180 quilómetros, Bertha demonstrou ao mundo a praticidade do automóvel e trouxe ao Benz Patent-Motorwagen atenção mundial.

Benz Patent-Motorwagen Benz Patent-Motorwagen

Fonte: Daimler

Deixe um comentário